Premium Only Content

#45 Perda de neurônios, deixa pacientes com Alzheimer sonolentos
A letargia que muitos pacientes de Alzheimer experimentam não é causada pela falta de sono, mas pela degeneração de um tipo de neurônio que nos mantém acordados, de acordo com um estudo que também confirma que a proteína tau está por trás dessa neurodegeneração.
As descobertas do estudo da Universidade da Califórnia, contradizem a noção comum de que os pacientes de Alzheimer, dormem durante o dia para compensar uma noite ruim de sono, e apontam para possíveis terapias para ajudar esses pacientes a se sentirem mais acordados.
Os dados vieram de participantes do estudo que eram pacientes do Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia e se ofereceram para ter seu sono monitorado com eletroencefalograma e doar seus cérebros após a morte.
Ser capaz de comparar dados de sono com visões microscópicas de seu tecido cerebral post-mortem foi a chave para responder a uma pergunta que os cientistas vêm ponderando há anos.
A pesquisa anterior apontava - que em pacientes de Alzheimer que precisam tirar uma soneca o tempo todo, a doença danificou os neurônios que os mantêm acordados.
Não é que esses pacientes estejam cansados durante o dia porque não dormiram à noite, é que o sistema em seu cérebro que os manteria acordados se foi.
O fenômeno oposto ocorre em pacientes com outras condições neurodegenerativas, como paralisia supranuclear progressiva , que também foram incluídos no estudo. Esses pacientes têm danos nos neurônios que os fazem sentir-se cansados, de modo que não conseguem dormir e ficam privados de sono.
A equipe mediu as quantidades de duas proteínas frequentemente associadas ao processo neurodegenerativo – beta amilóide e tau. Qual dos dois está mais envolvido na interrupção do sono tem sido uma questão há muito disputada, com a maioria dos pesquisadores creditando os problemas do sono ao acúmulo de beta-amilóide.
Durante o sono, o cérebro elimina a beta-amilóide que se acumula durante o dia. Quando não conseguimos dormir, ela se acumula.
Então, como os pacientes com paralisia supranuclear progressiva nunca dormem, esperava-se ver muita proteína em seus cérebros.
Mas acontece que eles não têm nenhuma. Essas descobertas confirmam com evidências diretas que a tau é um fator crítico de distúrbios do sono.
imagens: Internationale Stichting Alzheimer Onderzoek, Holanda
-
4:28
Pingos de ciência
2 years ago#105 Estudo indica que estrelas e planetas crescem juntos 16/11/22
43 -
LIVE
GritsGG
10 hours agoQuad Win Streaks!🫡 Most Wins in WORLD! 3600+
1,922 watching -
41:16
MattMorseTV
5 hours ago $2.81 earned🔴Antifa is PREPARING for WAR.🔴
52.1K351 -
2:55:38
cosmicvandenim
12 hours agoCOSMIC VAN DENIM | Horror Game | STOREBOUND
16.6K3 -
50:18
Side Scrollers Podcast
5 hours agoLIVE SPECIAL EVENT - Blabs SPITS on Her Ancestors by BURNING Pasta
36.1K8 -
LIVE
putther
5 hours ago $1.48 earned⭐ Bounty Hunting on GTA Online & GTA 5 RP ❗
135 watching -
2:03:20
Joker Effect
3 hours agoYou Will Never Believe How Cooked Kick Streamers Are. Come Debate Me If You Think I am Wrong!
14.2K1 -
LIVE
FrizzleMcDizzle
5 hours agoSilent Hill f - NEW HORROR GAME - COME CHAT
90 watching -
4:01:22
Mally_Mouse
6 days ago🌶️ 🥵Spicy BITE Saturday!! 🥵🌶️- Let's Play: Unrailed 2!
30.7K1 -
23:53
MYLUNCHBREAK CHANNEL PAGE
1 day agoIstanbul SHOULD NOT Exist - Pt 3
59.1K28