Será que o Brasil tem jeito? | QuintEssência

4 years ago
17

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

O dia da independência do Brasil é, dentre todas as datas do nosso calendário, aquela que tem o caráter mais cívico, vamos dizer assim - em outras palavras, é aquela que incentiva o brasileiro a ser um patriota e a amar o seu país. Bem, nós já ouvimos, inúmeras vezes, que o Brasil é o país do futuro, que é uma terra rica, de belezas naturais, e que tem tudo para dar certo. Mas, olhando ao nosso redor, e vendo como a nossa situação parece, na melhor das hipóteses, estagnada há décadas, precisamos nos perguntar, com sinceridade: será que o Brasil tem jeito?

Em primeiro lugar, preciso deixar uma coisa clara. Talvez um vídeo que eu postei recentemente aqui no meu canal, falando sobre o PATRIOTISMO, tenha deixado uma impressão equivocada a meu respeito: a impressão de que eu não gosto do Brasil. Isso não é verdade! Eu amo o Brasil, e como libertário, não tenho o menor problema em assumir isso. Eu compreendo o Brasil não como o estado brasileiro, ou como linhas imaginárias traçadas sobre um mapa, mas sim como a união de diversas etnias, línguas e nuances culturais, que formaram um povo cheio de qualidades e do qual eu sinto orgulho em fazer parte.

Sob muitos aspectos, é um excelente lugar para se viver. Não sofremos com guerras civis constantes, como em outras partes do mundo, não estamos sob o jugo de religiões opressoras e violadoras de direitos humanos, como infelizmente ainda acontece em muitos países e, no geral, somos um país muito tolerante. E dada a multiplicidade das já citadas nuances culturais em nosso país, é bem possível conhecer coisas muito diferentes, costumes, culturas, eventos, enfim, viajando para muito perto. Se nós pensarmos direitinho, há muito a se gostar aqui no nosso amado Brasil.

Isso, porém, não muda o fato de que o Brasil é um país cheio de problemas. O amor é isso aí: aceitar algo ou alguém - neste caso, um país, - com suas qualidades e seus defeitos. Como libertário e conservador, conforme eu já deixei claro em outras oportunidades, eu acredito que o Brasil apresenta problemas nessas duas esferas do meu pensamento - no quesito ético, em se tratando de liberdades individuais, e também no quesito moral, em se tratando do comportamento dos indivíduos e da sociedade como um todo.

#Brasil #Pátria #Libertarianismo

Loading comments...