Premium Only Content

Comentando House Of The Dragons episodio 05
“House of the Dragon” parece finalmente ter encontrado seu ritmo nas mãos de Clare Kilner, diretora dos últimos dois episódio. Para isso, é preciso lembrar que nenhuma cerimônia de casamento termina como num conto de fadas em Westeros e “Nós iluminamos o caminho” evidência tal fato ao trazer um enlace matrimonial carregado de intrigas políticas e violência. As sementes da dança dos dragões começam a germinar.
Kilner faz escolhas sutis trazendo metáforas visuais que preparam o clima para a tensão final; o dito pelo não dito se faz presente e cria nuances, reflexões e interpretações. O roteiro explora motivações que explodem em atitudes com consequências a longo prazo (ou nenhuma) e estabelece ligações importantes do epicentro da guerra.
Assim como no episódio anterior, as angústias e ressentimentos de Alicent Hightower ficam em evidência. Curiosamente, são suas dúvidas e lamúrias que a deixam suscetível para que as percepções de Otto e Larys Strong aflorem seus reais sentimentos pela condição de sua amizade com Rhaenyra. E é neste ponto que o episódio adquire camadas, visto que as mentiras da princesa e a decepção da rainha abrem margens para interpretações distintas. Afinal, a esposa de Viserys estaria com inveja da noite de prazeres da enteada ou triste pela quebra de confiança da amiga?
Outro personagem cujo as motivações e ressentimentos são questionáveis nesse capítulo é Criston Cole. O escudo juramentado de Rhaenyra vai da vergonha alheia ao surto e, embora não haja tantas nuances em seus atos, eles dizem muito sobre seu papel no ápice da dança dos dragões e sua fidelidade. Parece que Alicent finalmente ganhou um aliado, como lhe sugeriu Larys Pé Torto, mas perceba que por razões diferentes – ou talvez nem tanto – das suas. Devo dizer que particularmente o guarda real me soou como um adolescente emburrado, sem uma causa justa.
Se trouxermos suas questões para a modernidade, todo seu drama se torna mais absurdo ainda; afinal em momento algum Rhaenyra o obrigou a ter relações sexuais ou lhe fez promessas. O cara se emocionou e fez uma proposta sem cabimentos para a herdeira do trono – e convenhamos uma mimada – o que não justifica seu ataque a sir Joffrey, mas mostra sua motivação e é sobre elas que esse episódio é construído, não esqueçamos disso.
O que me entristece e me faz questionar, contudo, é o fato de Cole ter assassinado um nobre, convidado do noivo, sem alegações, e sair impune. E onde estava os outros cavaleiros da guarda real? Afinal, estamos lidando com um universo que se construiu em cima de motivações e consequências. Testemunhamos o casamento vermelho em consequência do matrimônio oculto de Robb Stark, Bran ficou paralítico por ter visto os irmãos Lannister sem decoro e a dinastia Targaryen caiu como resultado do sequestro de Lyanna Stark. E quanto a Cole? Aguardemos cenas do próximo episódio, mas não se empolgue ou tenha esperanças.
Essa falta de consequências tornou-se uma marca de “Game of Thrones” a partir da quinta temporada. E é, neste embalo, que “House of the dragon” arma a cama que se deitará quando as facções se levantarem, mas pautada na violência gratuita e gráfica. “Nós iluminamos o caminho” trilhava uma escalada positiva, de um lado os Targaryen faziam acordos e união política por meio do matrimônio e do outro os verdes começavam a fazer maquinações e criar uma máscara de combate – como a chegada de Alicent ao casamento -; apresentando o que de melhor há no universo de Martin: pessoas, escolhas questionáveis e artimanhas. Tudo isso, no entanto, perdeu um pouco a mão na violência desnecessária do casamento. A cena é confusa, os ângulos escolhidos não mostram muito e as discussões presentes nas trocas de olhares e no discurso interrompido de Viserys tinham muito mais a entregar.
♣==================================♣
Amazon Prime
https://amzn.to/3OlnQmZ
♣==================================♣
kindle unlimited
https://amzn.to/3AjTOfh
Lembrando que, ao comprar através do link, você ajuda o canal que recebe uma comissão,e o valor da sua compra continua o mesmo :)
Outros livros gratuitos (ATENÇÃO, pode conter livros não gratuitos): https://amzn.to/3OrO1ry
confira tambem nosso instagran: https://www.instagram.com/knjige.para.voce/
Twitter : https://twitter.com/StelletIolanda
https://twitter.com/CaroleCarlosVi1
https://entreresenhaseconversas.blogspot.com/
-
35:26
Sean Unpaved
2 hours agoMLB Meets CFB Chaos: Ohtani's Unicorn Night, Napier's Swamp Exit, & Bama's Rivalry Roll!
4.7K -
LIVE
Nerdrotic
4 hours agoOne Woke After Another Isn't WOKE According to Woke People? - Nerdrotic Nooner 527
385 watching -
1:03:26
Timcast
2 hours agoSecret Service Discovers HUNTING STAND Aimed At Trump, No Kings Protests FLOP
107K94 -
2:03:54
Steven Crowder
4 hours agoNo Kings Lies Debunked: The Largest Protest Ever or Communist Psyop?
303K298 -
LIVE
Side Scrollers Podcast
21 hours ago🔴SIDE SCROLLERS FUND-A-THON🔴DAY 1🔴100% REVENUE HELPS CHANGE CULTURE!
782 watching -
LIVE
Rebel News
1 hour agoLiberal minister's silence over ostriches, Richmond land grab, Smith saves Ontario | Rebel Roundup
393 watching -
20:01
Neil McCoy-Ward
1 hour ago🚨 The UK Can't Survive Much More of THIS...
4.75K2 -
50:56
The Rubin Report
3 hours ago‘Real Time’ Crowd Roars for Bill Maher Pointing out Hypocrisy of Protesters
27.7K33 -
2:16:17
Benny Johnson
4 hours ago🚨Trump Speaks LIVE Now As Senile 'No Kings' Protesters HUMILIATED by Memes | New Assassin Threat…
70.4K132 -
53:30
The White House
3 hours agoPresident Trump Participates in a Bilateral Lunch with the Prime Minister of Australia
19.9K5