Premium Only Content

SAP SYSTEM - HOW TO CREATE AND MAKE AVAILABLE NEW REPORTS FOR COMPANY USERS?
Fala pessoal que quer aprender coisas novas
Hoje vou mostrar para vocês como criar um relatório no SAP com informações de mais de uma tabela diferente e como disponibilizar esse relatório para outros usuários do seu sistema, que é a parte mais importante.
Lembrando que estamos falando de relatórios possíveis e não de inventados nas cabecinhas brilhantes e criativas que querem o mundo em um único relatório.
Todo relatório precisa ter uma informação que faz link entre tabelas, por exemplo código da planta que tenha nas 2 ou mais tabelas.
Mas como eu sei qual tabela que está a informação que eu desejo? Simples, você vai até o campo que você quer coletar a informação e aperta F1. Irá abrir uma janela que vai explicar o que é aquele campo e o que significa aquele campo para o sistema. Dando um click no botão Informação Técnica, que seriam o desenho de martelo e chave, você irá descobrir qual é a tabela que contém aquela informação (Table name) e qual o nome do campo técnico que contem esse dado (Field Name). Uma informação importante é que a tabela para poder se montar relatório precisa ser uma “tabela Transparente”.
Contendo as informações de tabela e campo, podemos iniciar a montagem e teste do relatório.
Como exemplo, eu vou criar um relatório que contenha praticamente todos os campos da Master Data do material (MM03) que contem relação com a Planta do material. Quando olhamos a MM03, temos as tabelas MARA, MARC, MBEW e MVKE.
Para criar o relatório, utilizamos a transação SQVI. Entramos com um nome para nosso relatório e clicamos em Create, então colocamos um título para nosso relatório. Na opção Data Source, escolhemos a opção “Table Join” e aceitamos. O passo seguinte é iniciar a seleção das tabelas que vamos unir para formar nosso relatório final, então clicamos nesse botão “Insert Table” e digitamos o nome da nossa tabela, por exemplo MARA. Veja que quando aceitamos, a tabela aparece na tela. Vamos novamente no mesmo botão Insert Table e adicionamos a seguinte tabela, ex MARC e assim sucessivamente, até ter todas as tabelas desejadas. Muito importante nessa etapa, Quanto MAIS tabela, MAIS difícil o relatório ter êxito, então as vezes é melhor se montar 2 relatórios e usar um excel para uni-los.
Veja que em minha seleção, a informação básica que liga os relatórios é o Código do Material.
Se tiver alguma tabela que não está consistente, é possível selecionar a mesma e clicar na lixeira para remover ela da seleção. Veja a diferença se eu colocar primeiro a tabela MVKE e depois a tabela MBEW. Será criado 2 links, o que pode trazer um problema no relatório final, então é sempre importante montar a sequencia da melhor maneira possível, para se ter pouco links.
Ao terminar a adição das tabelas, clicamos no botão de Voltar, e iremos para a parte onde vamos selecionar as informações de Seleção e as informações visíveis no relatório. Lembrar que relatórios não podem ser infinitos, pois existe uma limitação de numero de colunas. As vezes com muitas informações, o relatório sai com mais de 1 linha, ficando ruim para extrair e utilizar.
A seleção das informações podem ser feitas de 2 modos, tabela por tabela, usando a opção na direita ou campo por campo, utilizando a opção da esquerda e as abas. Particularmente, acho que tabela por tabela é mais simples, mas ai é decisão final de cada um.
Iniciamos selecionando qual informação quero colocar na tela iniciar, para fazer filtros e qual informação quero colocar no relatório. Podemos utilizar a informação da tabela e campo para buscar a informação que desejamos, utilizando o binóculos também.
Ao finalizar a montagem do relatório temos que testar, para ver se será possível ter todas as informações que queremos no mesmo relatório, então apenas clicamos em Executar. Quando abrir a nova tela, vamos poder ver a seleção que foi feita por nós para filtrar, e adicionando alguns dados e executarmos, temos nosso relatório final (se funcionar corretamente). Se tudo funcionar corretamente, basta salvar e terá o seu relatório criado.
A Segunda parte é disponibilizar esse relatório criado via SQVI para todas as pessoas que desejarem ter a informação. Para isso, utilizamos a transação SQ03 e selecionamos a Query Area “Standard” via Environment e Selecionamos ou criamos o Grupo onde vamos alocar esse relatório. Nessa mesma transação podemos dar acesso aos usuários que poderão ver o relatório, clicando em “Assign users and InfoSetes”.
A próxima etapa seria ir na transação SQ01 para criar a Query e o InfoSet, então vamos na opção Query – Convert Quickview e adicionamos o nosso relatório criado anteriormente e entramos no quadro com o nome da query e o nome da infoset que podem ser os mesmos nomes usados anteriormente. Assim que carregado, apenas testar clicando no botão executar e esta pronto para o uso de todos.
-
22:42
marcushouse
22 hours ago $3.21 earnedMassive Surprises From Starship Flight 11 Revealed! 🤯
6.98K7 -
14:08
Forrest Galante
9 hours agoPrivate Tour Of the World's Most Expensive Pet Show
129K9 -
13:50
Nikko Ortiz
19 hours agoStop Hurting Yourself For Views.
13.8K7 -
2:07:06
Side Scrollers Podcast
1 day agoDiaper Furry Streamer Gets ONLY ONE DAY Suspension + Hasan PLAYS VICTIM + More | Side Scrollers
44.2K22 -
56:38
DeProgramShow
1 day agoDeprogram with Ted Rall and John Kiriakou: "Jake Tapper on the Global Hunt for an Al Qaeda Killer”
10.6K4 -
1:43:07
The Michelle Moore Show
2 days ago'The 12 Open Doors' Guest, Steve Jarvis: The Michelle Moore Show (Oct 17, 2025)
21K11 -
LIVE
Lofi Girl
3 years agolofi hip hop radio 📚 - beats to relax/study to
93 watching -
1:45:06
Badlands Media
1 day agoDevolution Power Hour Ep. 399: No Kings, Antifa’s Collapse & Trump’s Year of Peace
288K94 -
2:56:00
Laura Loomer
13 hours agoEP150: New Yorkers Brace For Islamic Takeover After Mayoral Election Debate
87.5K108 -
1:35:37
Man in America
17 hours agoThe Forbidden Medicine of Light: Why is Big Pharma HIDING This From Us?
71.7K29