Premium Only Content

Que relação a PÁSCOA DE MOISÉS tem com a PAIXÃO DE CRISTO?
A Páscoa constitui o fundamento da Fé Católica. E sabemos que antes de Cristo os judeus já comemoravam a Páscoa, lembrando sua libertação da escravidão no Egito durante o Êxodo.
Mas qual a relação profunda entre a Páscoa de Moisés e a de Jesus Cristo?
***
Os grandes eventos narrados na Sagrada Escritura são prefiguras veladas de realidades espirituais que seriam desvendadas com o advento de Cristo.
Um dos acontecimentos históricos mais importantes do A. Testamento é a Páscoa de Moisés, cuja narrativa completa se encontra nos primeiros 15 capítulos do Êxodo.
Esse livro nos conta como o povo de Israel, após emigrar pacificamente ao Egito, lá prosperou tanto ao longo de quatro séculos que um Faraó sentiu-se ameaçado, e começou a oprimi-los até o ponto de decretar que todos os filhos dos judeus deveriam ser afogados no Nilo.
Uma criança que foi poupada pelos engenhos de sua mãe e pela piedade da filha do Faraó foi Moisés, que até os 20 anos habitou na corte egípcia. Moisés tornou-se pastor nas terras de Madiã, mas décadas depois de uma vida tranquila, Deus o chamou para a missão de ser o grande libertador do povo de Israel no Egito.
Unido com seu irmão Arão, que também havia escapado à perseguição movida pelo Faraó, Moisés operou grandes milagres em nome de Deus para convencer o monarca egípcio de que o Senhor estava do lado dos hebreus.
Como nada tocou o coração do Faraó, Deus mandou sucessivas pragas, transformando as águas do Nilo em sangue, enviando rãs, mosquitos, granizos, trevas, e por fim, a mort3 dos primogênitos dos egípcios. O Anjo exterminador enviado por Deus passava adiante das casas dos judeus, pois elas haviam sido marcadas com o sangue do cordeiro pascal, cujo sacrifício foi determinado por Deus através de Moisés.
O Faraó desistiu de lutar contra o Deus dos judeus e permitiu que eles fossem embora, mas tão logo seu pranto terminou, ele se pôs a perseguir os judeus que, guiados por Moisés, viram um dos maiores milagres de todos os tempos: Deus dividiu as águas do Mar Vermelho e os filhos de Israel o atravessaram a pé enxuto.
Qual o sentido profundo destes acontecimentos tão reais quanto milagrosos? Descubra!
*****
Além da primeira parte do livro do Êxodo, extraí várias reflexões do 1º Vol. da magnífica "História Sagrada" do Cônego J. Roquette.
***
CONFIRA o curso de TEOLOGIA do Prof. Henrique Sebastião. diretor do site 'O Fiel Católico'!
https://p.eduzz.com/1327410?a=45291670
***
Ajude o canal com uma doação!
PIX: [email protected]
Ou
CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2
LORENZO LAZZAROTTO
-
19:52
Neil McCoy-Ward
18 hours ago🚨 The Global Financial Collapse May Have Already Started 🔥
8672 -
UPCOMING
BEK TV
21 hours agoTrent Loos in the Morning - 10/14/2025
59 -
10:12
Ken LaCorte: Elephants in Rooms
15 hours agoIt's not just about intelligence
481 -
1:43
NAG Daily
13 hours agoNEWS HEADLINES FOR DUMMIES W/GREENMAN REPORTS
46 -
26:48
Anthony Rogers
13 hours agoCandlebox Interview — Daytona Speedway
461 -
8:19
MattMorseTV
15 hours ago $8.96 earnedSchumer’s SECRET PLAN just got LEAKED.
12K45 -
2:50:34
Side Scrollers Podcast
19 hours agoTony Blair SHILLS For Digital ID + UK BLOCKS 4Chan + Hasan DogGate ESCALATES + More | Side Scrollers
72.9K18 -
2:00:45
The Michelle Moore Show
20 hours ago'President Trump on Heaven, Vaccines, and Pam Bondi' Guest, Lt. Mark Taylor: The Michelle Moore Show (Oct 13, 2025)
23.9K113 -
8:13
GritsGG
15 hours agoMy Thoughts on BF6 & Warzone! Rank 1 Player Discusses!
16.7K -
LIVE
Lofi Girl
2 years agoSynthwave Radio 🌌 - beats to chill/game to
214 watching