Premium Only Content
THE LADY YES (O SIM DA DAMA) by Elizabeth Browing
Elizabeth Barrett Browning (nascida Moulton-Barrett; / ˈbraʊnɪŋ /; 6 de março de 1806 - 29 de junho de 1861) foi uma poetisa inglesa da era vitoriana, popular na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos durante sua vida.
Nascida no condado de Durham, a mais velha de 11 filhos, Elizabeth Barrett escrevia poesia desde os onze anos. A coleção de poemas de sua mãe constitui uma das maiores coleções existentes de juvenilia de qualquer escritor inglês. Aos 15 anos ela adoeceu, sofrendo intensas dores na cabeça e na coluna pelo resto da vida. Mais tarde, ela também desenvolveu problemas pulmonares, possivelmente tuberculose. Ela tomou láudano para a dor desde tenra idade, o que provavelmente contribuiu para sua saúde frágil.
Na década de 1840, Elizabeth foi apresentada à sociedade literária por meio de seu primo, John Kenyon. Sua primeira coleção de poemas para adultos foi publicada em 1838 e ela escreveu prolificamente entre 1841 e 1844, produzindo poesia, tradução e prosa. Ela fez campanha pela abolição da escravatura e seu trabalho ajudou a influenciar a reforma da legislação sobre o trabalho infantil. Sua produção prolÃfica a tornou uma rival de Tennyson como candidata a poetisa laureada pela morte de Wordsworth.
O volume Poemas de Elizabeth (1844) trouxe seu grande sucesso, atraindo a admiração do escritor Robert Browning. A correspondência, o namoro e o casamento eram feitos em segredo, por medo da desaprovação do pai. Após o casamento, ela foi realmente deserdada pelo pai. Em 1846, o casal mudou-se para a Itália, onde ela moraria pelo resto da vida. Eles tiveram um filho, conhecido como "Pen" (Robert Wiedeman Barrett Browning) (1849–1912). Pen se dedicou à pintura até que sua visão começou a falhar mais tarde na vida; ele também construiu uma grande coleção de manuscritos e memorabilia de seus pais, no entanto, como ele morreu sem testamento, foi vendida em leilão público a vários licitantes e espalhada após sua morte. A Armstrong Browning Library tentou recuperar parte de sua coleção e agora abriga a maior coleção do mundo de memorabilia de Browning. [3] Elizabeth morreu em Florença em 1861. [4] [5] Uma coleção de seus últimos poemas foi publicada por seu marido logo após sua morte.
O trabalho de Elizabeth teve uma grande influência em escritores proeminentes da época, incluindo os poetas americanos Edgar Allan Poe e Emily Dickinson. Ela é lembrada por poemas como "Como eu te amo?" (Soneto 43, 1845) e Aurora Leigh (1856).
-
LIVE
The Charlie Kirk Show
1 hour agoProud to Be American? + VA and NJ + Charlie's Education Vision | Maloney, Arnn | 10.29.2025
3,539 watching -
UPCOMING
Sean Unpaved
59 minutes agoBLUE JAYS SHOCK THE WORLD: Series Tied!, NFL Deadline Meltdown + NBA's Cup Chaos Begins
3 -
1:05:30
The Rubin Report
2 hours agoZohran Mamdani Forced to Explain Why He Lied as Media Turns on Him
14.7K27 -
LIVE
Dr Disrespect
2 hours ago🔴LIVE - DR DISRESPECT - BATTLEFIELD 6 - REDSEC DUOS - WIN WIN WIN
1,238 watching -
LIVE
Side Scrollers Podcast
2 hours agoAngry Joe’s TDS/Halo Meltdown + Console War is OVER + Twitch Staff FIRED + More | Side Scrollers
583 watching -
LIVE
The Shannon Joy Show
1 hour agoThe Persecution Of Reiner Fuellmich - The World’s Original COVID Whistleblower! With Human Rights Advocate Seba Terribilini
234 watching -
LIVE
The Mel K Show
1 hour agoMORNINGS WITH MEL K -Declass Tidal Wave: The Unstoppable March Towards Justice - 10-29-25
726 watching -
Grant Stinchfield
1 hour agoGAVIN NEWSOM FOR PRESIDENT?! AMERICA’S NEXT DISASTER IN WAITING!
4.75K6 -
LIVE
LFA TV
15 hours agoLIVE & BREAKING NEWS! | WEDNESDAY 10/29/25
3,881 watching -
15:52
Professor Nez
1 hour agoTHIS is REALLY BAD for Democrats! NEW Epstein Bombshell JUST DROPPED!
5.81K3