Premium Only Content
📢JOÃO ADRIÃO - PEDRÓGÃO E OS FUTUROS INCÊNDIOS📢
👉Os incêndios são um dos maiores flagelos nos verões em Portugal.
👉Não começaram agora, nem vão terminar, mas as polÃticas públicas podem mitigar ou potenciar catástrofes como a de Pedrógão.
Adrião começa por relembrar um artigo seu de 2023, onde questionava se irÃamos ter mais "Pedrógãos", referindo-se à tragédia de 2017. Explica que, passados 8 anos, a quantidade de combustÃvel (mato) na paisagem já se aproxima dos nÃveis de 2015/2016, criando um cenário de alto risco. Sublinha que as polÃticas e estratégias implementadas após 2017 não foram suficientemente eficazes para alterar o padrão de fogo.
Um dos pontos centrais da discussão é a distinção entre riscos naturais e riscos mistos. Adrião argumenta que o fogo é um risco misto, pois envolve sempre uma componente humana, seja na ignição (maioritariamente causada por ação humana, dolosa ou negligente), seja na mitigação e combate.
O especialista defende que a estratégia de combate aos incêndios deve ser contextualizada, considerando os factores naturais que influenciam a sua propagação: a meteorologia (temperatura, humidade, vento) e a quantidade e estrutura do combustÃvel (vegetação). Ilustra com o exemplo do comboio: a faÃsca só provoca um incêndio se os factores naturais estiverem alinhados.
Adrião critica a abordagem tradicional de "afogar os fogos" com água, defendendo que é crucial "matá-los à fome", ou seja, controlar o combustÃvel. Explica que a diminuição do consumo de biomassa (devido ao êxodo rural e à mudança de práticas agrÃcolas) aumentou a quantidade de "sobras" na paisagem, alimentando os incêndios.
O convidado recorda que, desde os anos 60, a estratégia tem sido apagar todos os fogos, o que contribui para aumentar as sobras e agravar o problema a longo prazo. Aponta para a necessidade de uma gestão integrada da paisagem, que combine a prevenção com o combate, e que considere os interesses económicos dos proprietários florestais.
Em relação às espécies florestais, Adrião desmistifica a ideia de que algumas são mais propensas a arder do que outras, defendendo que o factor determinante é a estrutura da vegetação e a quantidade de mato existente.
No final, Adrião defende que a sociedade, como beneficiária de um paÃs livre de tragédias, deve suportar os custos da gestão florestal. Reforça a ideia de que é inevitável que os incêndios voltem a acontecer, mas que é possÃvel mitigar o seu impacto através de uma gestão activa da paisagem, que envolva a queima controlada, o pastoreio e outras práticas sustentáveis.
Fonte: https://alr.lol/s/j_adr
Isto é o Povo a Falar (26/06/2025)
-
LIVE
TheCrucible
59 minutes agoThe Extravaganza! EP: 66 (11/25/25)
5,744 watching -
LIVE
Redacted News
1 hour ago"What I saw in Ukraine SHOOK me to my core" Ukraine is not a democracy, it never was | Redacted
5,514 watching -
1:54:06
Russell Brand
3 hours agoHas he done it? Ukraine Accepts Core Peace Terms — Nobel Prize incoming? - SF655
85.7K13 -
24:37
Stephen Gardner
2 hours agoTrump JUST Exposed 2 HUGE LIES meant to TAKE HIM DOWN!!
2.98K11 -
1:09:52
vivafrei
2 hours agoCBS News "Debunks" The Blaze Pipe Bomber Story? Thomas Massie Threatened by Kash Patel? AND MORE!
14.6K8 -
1:21:16
The White House
6 hours agoVice President JD Vance Celebrates Thanksgiving with Servicemembers and Delivers Remarks
9.5K10 -
59:49
The Quartering
3 hours agoMTG MELTDOWN On X, Hasan Piker Runs From Ben Shapiro & AI Nightmare!
86.4K34 -
1:16:24
DeVory Darkins
4 hours agoDISTURBING: Eric Swalwell left DUMBFOUNDED after he gets confronted about trans athletes
69.9K40 -
LIVE
Dr Disrespect
6 hours ago🔴LIVE - DR DISRESPECT - ARC RAIDERS - RANDOM SQUADS
1,766 watching -
2:06:36
Side Scrollers Podcast
6 hours agoThis is the Dumbest Story We’ve Ever Covered… | Side Scrollers
32.5K8