TELEVISÃO DO MUNDO

1 month ago
10

Deputada estadunidense revela em entrevista ao vivo o real objetivo dos EUA na ofensiva contra o governo Maduro: "A Venezuela para as empresas petrolíferas americanas vai ser um prato cheio! Mais de um Trilhão de dólares em atividade econômica".
Segundo ela, a situação da Venezuela faz lembrar a invasão do Panamá pelos EUA, quando os marines americanos entravam no país e eram pedidos em casamento pelas jovens panamenhas. "É muito parecido", afirmou a deputada rindo da situação.
Notas da página (TdM):
1) A deputada se refere à possibilidade das empresas estadunidenses, finalmente, consertarem a infraestrutura relacionada à exploração do petróleo venezuelano (oleodutos, plataformas etc.), mas omite o gravíssimo fato de sua deterioração ter sido causada deliberadamente pelo próprio EUA, ao imporem, antes mesmo das sansões, um completo bloqueio tecnológico à nação bolivariana, desde 2003, que a impede há mais de 20 anos de renovar tecnologicamente e dar manutenção em toda sua infraestrutura de extração, refino e transporte de petróleo, tendo inclusive expropriado e se apoderado da estatal venezuelana CITGO (subsidiária da PDVSA), que possui várias refinarias de petróleo pesado e mais de 8.000 postos de gasolina em território estadunidense.
2) O apresentador, por sua vez, ao mencionar que uma possível retomada da América Latina por governos de direita "converteria todo continente em uma região de livre mercado debaixo de nós", omite o absurdo fato de ter sido justamente o EUA quem bloqueou e fechou totalmente o mercado venezuelano para o resto do mundo, através de embargos, bloqueios e mais de 900 sansões, privando o país de qualquer resquício de "livre mercado", ao torná-lo totalmente impossibilitado de negociar e comercializar com o resto do planeta. Estando a Venezuela hoje totalmente inviabilizada de acessar o sistema de pagamentos internacional (Swift) para poder vender (exportar) seu petróleo e comprar (importar) até mesmo produtos básicos e essenciais para a sociedade (como alimentos e medicamentos). Agora, com o agravamento da situação através de um bloqueio marítimo e do fechamento total de seu espaço aéreo.
Enfim, as garras e o descaramento do Império USA à vista de todos, sem pudores, disfarces e máscaras.
Edição, Tradução e Legenda: Televisão do Mundo

Loading comments...